O que eu aprendi com Amy March - Mulherzinhas

agosto 29, 2020



O meu primeiro contato com as Mulherzinhas foi com o filme de 2019, mas logo que eu assisti ao filme, corri na procura do livro, pois só o filme não me bastava, então, já vou esclarecendo que as minhas considerações são feitas com base nos livros: As Mulherzinhas e Pequenas Mulheres, de Louisa May Alcot. (Nada melhor que o original)

Amy March é a filha mais nova da família March e é retratada por muitos como orgulhosa e mimada e a que menos faz abnegação e sacrifícios. Mas, não a vejo assim, na verdade ela era apenas uma criança como qualquer outra do seu tempo, na verdade, como qualquer criança normal. Além disso, depois de Beth, ela foi a que mais fez sacrifícios, pois o seu amadurecimento foi fruto de um esforço de ir contra as suas inclinações naturais.

Não me ative muito as essas características da Amy e sim tentei ler o livro sem ter um viés predefinido e com isso eu pude me apaixonar pela personagem e desejar ter a mesma abnegação, humildade e simpatia que ela. 

Amy não era naturalmente bondosa como Beth, ou graciosa como Meg ou auto suficiente como Jo, mas de todas ela sem comparação a mais inteligente, pois soube utilizar do melhor que a vida a poderia dar sem arrogância como Jo, sem ansiedade como Meg e sem achar que não merecia nada de melhor como Beth. 

Ela sabia muito bem qual era a sua realidade e o que precisava fazer para "ter o seu futuro garantido", sem ver essa missão como um castigo ou desmerecimento, e sim como a vida como ela é. Assim, aproveitou todas as portas que se abriram, mas teve o cuidado de não agir com extravagância como a irmã mais velha, e nem ser ingrata e desaforada como Jo. 

Diferente das irmãs, ela não se ocupou em querer responder o PORQUÊ da sua realidade, mas sim de COMO ela poderia viver melhor de acordo com a sua realidade. De todas, mesmo com os seus sonhos e desejos, Amy era a que tinha o pé mais no chão.

E foi isso o que aprendi com a Amy, a ter os pés mais no chão. A não querer romper com o sistema e sim encontrar formas de tirar proveito dele. 



Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.