Esperança em meio ao medo

maio 19, 2020
Foto de Di Lewis
Foto de Di Lewis

Qual é o seu maior medo?
O que você pode fazer para preveni-lo?
E se ocorrer, o que você vai fazer? 

Estamos entrando no terceiro mês de quarentena e desde o seu início a nossa rotina vem se alterando conforme novos decretos são publicados: houve um tempo em que podíamos sair sem máscaras, ou que podíamos trabalhar com escala reduzida, mas hoje, na medida que o inverno se aproxima, as medidas de isolamento vem se tornando cada vez mais fortes e com isso sentimos medo. Medo de morrer, medo de que alguém querido morra, medo de perder o emprego, medo de sofrer uma injustiça...medo. 

O medo em si não é um problema, pois nos faz ter o pés no chão, nos protege e preserva. Se não fosse o medo colocaríamos a nossa vida em risco de maneira desnecessária. Mas, você sabe dizer qual é o seu maior medo? O seu medo é com relação à algo que você resolver? E, se seu maior medo ocorrer, você tem um plano de como resolver a situação? Não? Então eu preciso te dizer uma coisa:

Não foque no problema e sim na solução! 

O seu maior medo é de ficar desempregada(o)? O que você está fazendo para prevenir? Está se dedicando ao trabalho? Está se colocando a disposição? Se propôs a negociar? E se caso você perca o emprego, você consegue se manter desempregado? Tem em mente uma fonte de renda alternativa para trabalhar? Reuniu a sua família para falar sobre a situação financeira?

Foque no que você tem controle!

Esse período em que estamos vivendo além de medo também gera desânimo, o que nos faz viver passivamente (vendo a vida passar), ao invés de sermos protagonistas da nossa própria vida. Passamos horas no youtube, instagram, netflix e vendo tv, ao invés de buscar soluções e de se concentrar naquilo que está sob nossa responsabilidade (nossas tarefas diárias).  

Não há nada mais grandioso do que estar presente naquilo que se faz.

O mundo nos exige muitas coisas, mas nós não podemos resolver os problemas do mundo. Não podemos controlar o nível de infecção, a economia, as decisões do governo, dos nossos vizinhos e parentes. Além disso, é crueldade demais conosco mesmos nos responsabilizar por coisas alheias ao nosso controle. Por isso, te convido a focar naquilo que você tem controle, estar presente inteiramente nas suas tarefas e a delegar aquilo que você queria mudar mas não consegue para Deus. Deixe Deus ser Deus.

Mas como deixo Deus ser Deus? Fazendo orações. No Pai Nosso mesmo fazemos esses pedidos, ao pedir que seja feita a vontade de Deus e que Ele nos dê o pão nosso de cada dia. Mas, não apenas as orações recitadas são orações, a nossa conversa com Deus também é uma oração. Converse com Ele, diga para Ele o que te deixa com medo, diga que queria muito resolver isso, mas que não consegue e por isso entrega tudo nas mãos d'Ele para que Ele resolva. Mas faça isso constantemente e verás que com o tempo o medo irá diminuir.  

E aí? Vamos fazer fazer o exercício? 

Que Deus nos abençoe!




Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.