O valor das pequenas tarefas

maio 02, 2020
 Por Gabriela Ferreira

Foto de Lisa Fotios
O trabalho existe desde o princípio da humanidade, mas o origem do termo trabalho vem da era romana e associa o trabalho à escravidão, tortura e sofrimento. Se, nos atermos apenas a definição da palavra, enxergaremos o trabalho apenas como uma penalidade, mas não precisamos enxergar assim, pois trabalho não é escravidão, e sim o meio que Deus nos permitiu ser co-criadores da sua obra.

O trabalho é o chamado de Deus ao homem para que prolongue a sua obra criadora. Pelo trabalho, aperfeiçoamos a criação, damos sustento e dignidade para nossas família e nos desenvolvemos. O trabalho é nossa vocação, nosso lugar de crescimento como filhos de Deus, santificação e de missão, e como toda missão deve ser realizado com liberdade, sabedoria e amor.

Há diversas formas de trabalho, alguns, principalmente os braçais, são considerados como de baixo valor para o mundo. Mas e para Deus? Para Ele o trabalho de um pedreiro ou dona de casa tem qual valor se comparado ao trabalho de um diretor executivo ou engenheiro?

Diferentemente da visão do mundo, para Deus nada é em si pequeno ou grande, pois o seu valor está no amor em que se realiza cada tarefa. Como diz Santa Teresinha: "Nada é pequeno quando o amor é grande", e Deus se agrada quando amarmos a nossa pequenez e somos humildes. O que dá o valor ao nosso trabalho é a dedicação, alegria e zelo que temos ao realizar e não a complexidade da tarefa.

Além disso, o trabalho não existe para nos ocupar ou engrandecer, ele existe para o outro, pois, como Jesus, não viemos para ser servidos, e sim para servir. Aí está a nossa realização. Precisamos nos questionar: Tenho realizado com amor ou cólera a limpeza da casa? O preparo das refeições? O atendimento ao cliente?... Se desempenhamos as pequenas tarefas com cólera, somos infelizes e se somos infelizes no pouco, o muito também não irá nos satisfazer. Grandes missões vem com grandes responsabilidades. Estamos nos preparando (psicológicamente e tecnicamente) para exercer tarefas que exigem mais responsabilidade?

Precisamos aprender a fazer com amor e beleza as pequenas coisas que nos são dadas e buscar dar um novo sentido a tarefa, não a definindo pela ação em si, e sim pela sua missão, que pode ser desde a missão da empresa que trabalha, ou a missão de formar e santificar o lar, ou a missão da comunidade em que estamos inseridos, ou a missão de amar a Deus e aos irmãos.

Não estamos apenas lavando pratos, estamos contribuindo para que uma missão seja alcançada. Não estou apenas escrevendo um texto sobre pequenas tarefas, estou realizando a missão de ajudar as pessoas a identificarem a verdade nas entrelinhas de cada tarefa. E convido a você, a repensar sobre o seu olhar sobre suas tarefas, principalmente as pequenas. Busque identificar qual a missão está realizando, e acima de tudo, coloque amor em tudo que fizer!

“O ser humano não é simplesmente deixado por sua conta. na sua essência mais íntima, ele é alguém chamado.”






Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.